Home / Notícias de Rondônia / Vilhena sediou I Seminário de Fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência

Vilhena sediou I Seminário de Fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência

Com objetivo de Fortalecer a Rede de Urgência e Emergência do Cone Sul, a Prefeitura Municipal de Vilhena, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a participação Tri-partite (Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Rondônia), reuniram-se para discutir e compartilhar conhecimento e experiências da ampliação do acesso e qualidade assistencial na Rede de Urgência e Emergência.

O Seminário foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Vilhena e contou com a participação de representantes de todas as cidades do Cone Sul, além de Cacoal e Rolim de Moura. O evento ocorreu durante toda a manhã, no Auditório do Tribunal de Contas, nesta quarta-feira, 08. O secretário de Estado de Saúde, Williames Pimentel e o articulador das Redes de Atenção/SAS do Ministério da Saúde, Ubirajara Sampaio Mota, também estiveram no evento e palestraram aos presentes.

Na abertura do evento, o prefeito Zé Rover foi representado pelo secretário governamental Gustavo Valmórbida. “O prefeito está em compromisso fora do município, sempre em busca de recursos, mas me lembro que há sete anos nos reuníamos para discutir se conseguiríamos mais médicos para atender na atenção básica, hoje nos reunimos para fortalecer os avanços conquistados em saúde pública em nosso município”, destacou Valmmórbida.

O secretário municipal de saúde, Vivaldo Carneiro, explicou que o seminário contemplou todos os pontos de atenção da rede: Atenção Básica através nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínica e serviços especializados, UPA, SAMU, Atenção Domiciliar e Hospital. “Hoje nosso município é referência em todo o Estado porque estamos estruturados nesses aspectos e contamos com uma equipe atualizada e dedicada. Temos a consciência de que ainda há muito o que avançar, mas temos uma administração municipal que encara a saúde como prioridade”, reforçou.

O representante do Ministério da Saúde destacou que Vilhena conta hoje com um canal direto de comunicação e interação com o Ministério e que o trabalho desenvolvido no município tem servido de exemplo para muitas outras cidades brasileiras. “A cidade tem uma administração municipal, um prefeito que prioriza a saúde, que busca os recursos para investimentos em infraestrutura, mas também investe em formação profissional, e o resultado disso tudo é visto na prática, na aprovação do Curso de Medicina, na residência médica multiprofissional, na UPA que está quase pronta, na ampliação das Unidades Básicas de Saúde, e tantas novidades apresentadas pelo atendimento no município”.

Entre as autoridades presentes, estiveram também: Delcy Mazarrelo Cavalcanti de Costa, gerente de Programas Estratégicos em Saúde, Adriana Coutinho Tolfo, representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Marciel Wobeto, do Conselho Municipal de Saúde, e Iranildo Dias, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar.

Durante toda a manhã foram oferecidas diversas palestras e debate em plenária. “O evento serve para nos aprimorarmos no serviço que estamos oferecendo à população. Cada profissional teve a oportunidade de adquirir e compartilhar conhecimentos, o que vai refletir diretamente na qualidade do atendimento prestado”, enfatizou Adriana Tolfo.

 

Semcom

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

MP-RO solicita que Governo e Sejus façam a demolição de antigo presídio em Ariquemes

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) acionou o Tribunal de Justiça (TJ-RO) contra o governo …