Home / Rondônia / Vigilância Sanitária, em Ji-Paraná, RO, reforça a fiscalização em mercados
Consumidor deve ficar atento aos prazos de validade dos produtos (Foto: Samira Lima/G1)

Vigilância Sanitária, em Ji-Paraná, RO, reforça a fiscalização em mercados

Supermercados e mercearias de Ji-Paraná(RO), cidade localizada a 374 quilômetros de Porto Velho, serão fiscalizados com maior vigor pela Vigilância Sanitária. A partir de maio, multas serão aplicadas para os estabelecimentos que tenham produtos alimentícios vencidos nas prateleiras. A comercialização destes produtos configura crime contra as relações de consumo e a punição prevista no artigo 7º da lei 8.137/90 é detenção por prazo de dois a cinco anos, ou multa.

Em Ji-Paraná, os produtos que mais são encontrados pelos fiscais da Vigilância Sanitária com validade fora do prazo permitido são: iogurtes, bolachas e macarrão instantâneo. O gerente de um supermercado, Valdemar Albuquerque, relatou que treina os responsáveis pela reposição de seção a ficarem de olho nas datas de validade. “Vez ou outra um cliente ainda encontra algum produto vencido. Se isso acontece e ele retorna ao supermercado, trocamos no ato por um produto que esteja em boas condições ou devolvemos o valor gasto, e responsabilizamos o funcionário da seção pelo erro, tomando as providências cabíveis”, contou.

Nem todos os consumidores prestam atenção nas datas impressas nas embalagens. A promotora de vendas Susana Cassiano, disse que só olha o prazo de validade em uma ocasião. “Se eu vou comprar algum produto que está em promoção, aí eu olho. Se não, confio que está tudo bem, em boa condição”. Essa postura deve ser evitada, de acordo com a diretora da Vigilância Sanitária, Fabiane Menezes. “O consumidor deve estar atento. Se estiver comprando um produto e notou depois que estava vencido ou muito próximo do final da validade, volte ao local com a nota fiscal e exija a troca. Se a Vigilância flagrar produtos vencidos nos estabelecimentos, encaminhará os laudos à Polícia Civil para que tomem as providências cabíveis”, finalizou.

G1 RO

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

SEMMA distribui panfletos para conscientização e preservação do meio ambiente em Vilhena

A Prefeitura Municipal de Vilhena, através da secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), está realizando a …