Home / Notícias de Rondônia / Rio Madeira baixa 10 cm e chega à marca de 15,80 m, em Porto Velho
Madeira baixa 10 centímetros e chega à marca de 15,80 metros, em Porto Velho (Foto: Gaia Quiquiô/G1)

Rio Madeira baixa 10 cm e chega à marca de 15,80 m, em Porto Velho

O Rio Madeira voltou a baixar e chegou a marca de 15,80 metros neste sábado (4), em Porto Velho, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA). Mesmo com o aumento na última quinta-feira (2), que o rio atingiu 15,90 metros, o nível deve continuar reduzindo. A cota está 1,24 metros mais baixa que no dia 14 de março, quando o rio atingiu 17,04 metros, pico máximo neste ano. A média histórica para o dia é de 15,38 metros. Em 2014, quando aconteceu a cheia histórica, nesta mesma data, as águas atingiram 19,54 metros.

O nível começou a reduzir gradativamente no dia 24 de março. De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), qualquer aumento da cota, pode ocorrer devido aos repiquetes influenciados pelas operações das usinas hidrelétricas.

Atingidos
De acordo com dados da coordenação da Secretaria de Programas Especiais e Defesa Civil (Sempedec), neste ano, 2.712 famílias foram afetadas, dentre elas, atingidos remanescentes de 2014. São 186 famílias desalojadas, que estão vivendo em casa de familiares ou imóvel alugado, e 412 famílias desabrigadas no Médio e Baixo Madeira, vivendo em barracas da Defesa Civil. Apenas uma família da área rural está no abrigo montado em uma escola desativada, do outro lado da ponte, na BR-319.

Cheia histórica
A marca histórica do Rio Madeira, até o momento, é de 19,74 metros, registrada em 2014. A cheia do ano passado atingiu principalmente os municípios de Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim. Cerca de 97 mil pessoas foram afetadas pela enchente, sendo que 35 mil ficaram desabrigadas ou desalojadas.

Os custos para a recuperação total dos locais afetados foram estimados em R$ 4,2 bilhões, e o tempo necessário foi calculado em 10 anos.

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

MP-RO solicita que Governo e Sejus façam a demolição de antigo presídio em Ariquemes

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) acionou o Tribunal de Justiça (TJ-RO) contra o governo …