Home / Mundo / REUNIÃO PARA PLANO DE COMBATE A DENGUE E ZICA VIRUS É REALIZADA EM COLORADO

REUNIÃO PARA PLANO DE COMBATE A DENGUE E ZICA VIRUS É REALIZADA EM COLORADO

Na manhã desta sexta-feira 04, aconteceu no Centro de Difusão Ambiental uma reunião convocada pela Vigilância Sanitária com a presença de autoridades municipais e Ministério Público.

Durante o encontro, a Fiscal Sanitária Dionês Mattielo apresentou dados e um plano de ações para o combate ao mosquito Aedes aegypty e o Zyca vírus, sendo discutido entre os presentes a atual situação de risco no municipio.

Fazendo parte do grupo estava o Promotor de Justiça Dr. Thiago Gontijo, o prefeito do município Josemar Beatto, a secretária de saúde Eliene Medeiros, o secretário de planejamento Sylas de Castro, a secretária de educação Fátima Notaro, o secretário de obras Luizinho do Leite, o chefe d gabinete Nilson Lutchenberg, o diretor de endemias Valdeci de Brito, a coordenadora dos ACS Aline Lacerda, o Coordenador Vigilância em Saúde Luiz Segefredo Negri, os vereadores Jedeon e Divino da Obra e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Madalena Gomes Lima Santos, além de agentes e servidores da SEMUSA.

O diretor de endemias Valdeci Brito disse estar preocupado em evitar que o Zyca Virus venha para Colorado, já que o município se encontra em uma área de risco, pois foi constatado na Bolívia centenas de casos, e o município coloradense se encontra a menos de 100 km da fronteira com o pais vizinho.

Foi realizado o LIRAa – Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti, apotando que o município esta com índice de infestação do mosquito alto, mais que não existe surto e nem epidemia da doença, pois os casos notificados estão dentro dos padrões de aceitação. Isto se deu graças a uma rápida resposta do departamento de vigilância e endemias, realizando um bloqueio, sendo eliminados os mosquitos contaminantes, e consequentemente serão intensificados ainda mais, já que o período chuvoso foi iniciado.

Uma força tarefa de combate esta sendo elaborada pelos técnicos do municipio, pois foram apresentadas diversas situações de risco, como terrenos mal cuidados, moradores que ainda deixam acumular utensílios domésticos com água parada e muitas residências com precária higiene. – “Ficou determinada para a próxima terça-feira reunir todas as forças disponíveis pela administração pública, entre agentes comunitários, enfermeiros, servidores da secretaria de obras, educação, saúde, meio ambiente e câmara de vereadores, onde será dado o inicio a esse grande mutirão de combate esse risco que ronda Colorado, não iremos baixar a guarda, e contamos com nossa população nessa luta, é essencial o apoio e colaboração de cada um para vencermos essa batalha”, concluiu o prefeito Josemar Beatto.

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente oAëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).

O Zyca vírus é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias. No Brasil, suspeita-se que sua entrada tenha se dado durante a Copa do Mundo de 2014, quando o país recebeu turistas de várias partes do mundo, inclusive de áreas atingidas de forma mais intensa pelo vírus, como a África — onde surgiu — e a Ásia. No primeiro semestre de 2015, já havia casos confirmados em estados de todas as regiões do país. Fonte: Assessoria.

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Governo de RO decreta luto oficial de 3 dias pela morte de Moreira Mendes

O governador Daniel Pereira decretou luto oficial de 3 dias pela morte do ex-senador Moreira …