Home / Acidentes e Polícia / Pronto-socorro João Paulo II dobra plantão e aumenta retaguarda de leitos de UTI para atender vítimas de trânsito em Porto Velho

Pronto-socorro João Paulo II dobra plantão e aumenta retaguarda de leitos de UTI para atender vítimas de trânsito em Porto Velho

Em menos de 72 horas – de sexta-feira (21) ao início da manhã dessa segunda-feira (24) – o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, atendeu 30% a mais pacientes que nos finais de semanas considerados normais.

No total, 364 atendimentos foram confirmados pela direção-geral da unidade de saúde. De acordo com o setor de estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), os acidentes de trânsito continuam congestionando o setor de emergência. Somente nesse fim de semana, 52 vítimas deram entrada com traumas causados por colisões. Desse total, 40% envolveram motocicletas. Mesmo com a campanha “Sobreviventes”, realizada pelo governo de Rondônia alertando para o alarmante índice de acidentes envolvendo motos, o número, apesar de registrar leve redução, ainda continua alto e inchando o atendimento no maior pronto socorro do estado.

De acordo com o secretários estadual de Saúde, Williames Pimentel, outro problema teve que ser superado pela equipe do João Paulo II: a violência urbana. Deram entrada 15 pessoas vítimas de tentativa de homicídios, todas por arma de fogo. Pelo menos oito foram atingidas em atentados realizados quase que simultaneamente em bairro da zona Leste de Porto Velho. Devido à gravidade, uma vítima morreu durante o atendimento. Foram atendidas ainda seis vítimas de arma branca – faca, terçado.

“Foi preciso dobrar o plantão e aumentar a retaguarda de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para garantir o atendimento às vítimas. Trata-se de uma situação atípica. Este número de pessoas feridas por arma de fogo não é comum. Não tivemos mais dificuldades para dar o suporte de pessoal, médicos, enfermeiros, porque nosso planejamento mantém 30% a mais do que a retaguarda necessita para atender à demanda nos fins de semana”, disse o secretário.


Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom – Governo de Rondônia

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Secretário adjunto da Sedam é um dos presos em ação policial contra crimes ambientais em RO

O secretário adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Osvaldo Luiz Pittaluga, foi …