Home / Notícias de Rondônia / Projeto quer frear desmatamento, em Porto Velho, para ter conforto térmico
Projeto quer frear desmatamento de áreas verdes para garantir conforto climático na capital (Foto: Ísis Capistrano/ G1)

Projeto quer frear desmatamento, em Porto Velho, para ter conforto térmico

A cidade de Porto Velho pode ter mais áreas verdes e conforto térmico. É o que pretende um projeto estabelecido em convênio entre a prefeitura e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), que propõe a construção de propostas e dados para avançar com leis ambientais na capital. O resultado do projeto está previsto para ser apresentado à sociedade na Semana do Meio Ambiente, no período de 5 a 12 de junho, informou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

Trata-se de um processo de construção de propostas de políticas municipais de Mudanças Climáticas, Serviços Ambientais e Biodiversidade para Porto Velho. Segundo a organização, a necessidade de avançar com leis ambientais em Porto Velho está diretamente ligada à possibilidade de frear o desmatamento na cidade, garantindo o reflorestamento. O objetivo é garantir mais áreas verdes, valorizar as florestas, unidades de conservação e incentivar moradores a não desmatar as áreas verdes, explicou a diretora de Políticas Ambientais da Sema, Michele Tolentino.

Segundo o Idesam, é urgente e necessário frear o desmatamento ambiental, pois a capital sofre forte pressão por causa de grandes obras que ficam próximas ao entorno da capital. São exemplos as usinas hidrelétricas, expansão de atividades com baixa produtividade como pecuária e falta de regularização fundiária.

De acordo com o Idesam, as propostas serão construídas a partir de diagnósticos e levantamentos relacionados a emissões de Gases de Efeito Estufa e potencial de Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação florestal (REDD+). Após os diagnósticos, oficinas serão realizadas para apresentar as propostas à sociedade.

G1 RO

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

17ª Leilão “Direito de Viver” em prol do Hospital de Amor acontece nesse domingo

Acontece neste domingo, 02, o 17ª Leilão Direito de Viver, no Parque de Exposições de …