Home / Educação e Saúde / Programa UNIR Notícias é o primeiro do Estado de Rondônia a transmitir interpretação em LIBRAS

Programa UNIR Notícias é o primeiro do Estado de Rondônia a transmitir interpretação em LIBRAS

No último sábado (02/09), o UNIR Notícias, telejornal produzido pelos alunos do curso de Jornalismo da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Vilhena, estreou a interpretação em LIBRAS. Ele foi o primeiro programa de TV do Estado de Rondônia e o único telejornal em TV aberta do Brasil com a tradução simultânea, na língua de sinais, integrada ao conteúdo.

A iniciativa partiu da equipe do programa em conjunto com a professora e intérprete de Libras Fernanda Emanuelle Souza de Azevedo. Segundo o estudante Rauã Araújo, que é apresentador do programa, o desejo de colocar no ar a tradução surgiu em sala de aula: “Nós estávamos cursando a disciplina optativa de Libras e, em uma das aulas, a professora levantou a ideia. Imediatamente fomos atrás disso”. A acadêmica Maelly Ferreira, que é repórter do programa, diz que sempre teve essa vontade: “Desde que comecei a cursar a disciplina fiquei sonhando com essa possibilidade e agora se concretizou.

A professora de Libras, Fernanda Emanuelle Souza, afirma que há alguns anos dificilmente encontrava-se surdos, cegos ou deficientes físicos em uma universidade, mas que hoje a realidade é outra: “Somente aqui em Vilhena nós temos 7 alunos surdos, e iniciativas como essa são muito importantes porque eles realmente estão tendo, não somente um acesso ao ensino, mas condições para a permanência.”

A coordenadora do programa UNIR Notícias, professora Maíra Bittencourt, acredita que essa iniciativa vem para incluir mais pessoas. “Todas as pessoas têm direito à informação e uma informação de qualidade. Essa qualidade nós buscamos todos os dias na produção do UNIR Notícias e agora também os deficientes auditivos poderão acompanhar o programa e estar bem informados”.

O UNIR Notícias vai ao ar todos os sábados, às 13h, na TV Allamanda Vilhena, e às 11h45min, na Rede TV Vilhena. Além disso, fica disponível no site www.tv.unir.br, no canal do Youtube TV Unir e na página do Facebook TV Unir.

 

Fonte: UNIR

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Temporal alaga cidade, causa estragos e interdita estradas no Cone Sul

O forte temporal caiu neste final de semana causou estragados nos sete municípios da região …