Home / Brasil / Professores e técnicos federais fazem ato contra PEC que limita gastos

Professores e técnicos federais fazem ato contra PEC que limita gastos

Protesto foi realizado em frente ao Ifro, campus Calama, em Porto Velho.
Profissionais dizem que PEC congela os direitos sociais dos trabalhadores.

Um grupo de professores e servidores técnico-administrativos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e membros de diversas entidades representativas de classe fizeram uma paralisação protestar contra o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 241/16, que institui o novo regime fiscal. O ato aconteceu nesta segunda-feira (24), em Porto Velho. A PEC será votadana terça-feira (25) no Senado, em Brasília (DF)

Professor Uilian Nogueira Lima alerta para o risco da PEC 241 à Educação (Foto: Toni Francis/G1)Professor Uilian Nogueira Lima alerta para o risco
da PEC 241 à Educação (Foto: Toni Francis/G1)

O projeto pretende ajustar as contas da União e, dentre outras medidas, limita os gastos públicos por 20 anos e altera as regras de financiamento da saúde e da educação. A medida prevê ainda um limite de despesas anual aos Três Poderes, Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União.

Segundo o professor Uilian Nogueira Lima, do Ifro campus Calama, a paralisação é simbólica e manifesta a posicionamento da categoria contra uma proposta que, segundo ele, é um retrocesso e congela todos os direitos sociais em favor de conglomerados bancários.

“Em todo o país, temos 600 campi ocupados, a maioria no Paraná. Em Rondônia, estão ocupados os campi de Vilhena e Colorado do Oeste”, explicou Nogueira.

A paralização, realizada em frente ao campus Calama, teve início na manhã e durou até o início da noite. Durante à tarde choveu forte, mas os manifestantes permaneceram no local. Com uso de um carro de som, falaram sobre os prejuízos da PEC à educação.

Fonte: (Toni FrancisDo G1 RO)

(Foto: Toni Francis/G1)

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Assessor do governo de RO é preso suspeito de ser articulador de esquema criminoso na Sedam

O assessor do atual governo de Rondônia, Flávio Tiellet, foi preso no início da tarde …