Home / _Destaque / PM recebe drones para auxiliar no combate de crimes em Ariquemes, RO

PM recebe drones para auxiliar no combate de crimes em Ariquemes, RO

O 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, recebeu nesta semana dois drones para auxiliar no combate da criminalidade no município, principalmente os conflitos agrários. Conforme a diretoria de apoio logístico da PM, os aparelhos têm câmeras de imagem em 4K e alcance de cinco quilômetros.

Segundo a PM, o veículo aéreo não tripulado pode chegar a 70 km/h e facilitará o trabalho principalmente na zona rural de Ariquemes e nos municípios do Vale do Jamari. Para manusear o equipamento, foram selecionados 20 militares que iniciaram um curso de aprendizagem na última quarta-feira (21). O curso possui aulas teóricas e práticas e deve durar duas semanas.

O soldado Geisivan Domingues comentou que a nova tecnologia será de muito bom uso para auxiliar nos trabalhos de inteligência. “Vai ser uma nova ferramenta para podermos até desvendar alguns crimes e verificar as áreas de invasões na zona rural”, comenta o militar.

Conforme o tenente da PM, Marcos Soares, os drones serão usados no combate aos crimes agrários, pois a região possui um dos maiores índices no estado.

“Os benefícios para a PM são vários, pois a gente vai usar esses drones em operações na área rural em reintegração de posse principalmente. Nos casos em que a aeronave esteja empregada em outra situação, os drones auxiliará a gente com uma visão ampla para ter um panorama da real situação. A gente selecionou alguns policiais para receber o curso para operar o equipamento nas necessidades que venha a surgir”, explica.

De acordo com a PM, os drones foram adquiridos por meio de emenda parlamentar e doações. Existem projetos em andamento para a aquisição de mais dez drones a serem distribuídos para outros batalhões policiais de Rondônia.

Além de Ariquemes, as polícias de Porto Velho e Ji-Paraná (RO) também receberam os equipamentos e cada município utilizará o recurso, de acordo com as características de cada região.

Equipamentos possuem sistema de filmagem em 4K, com alcance de 5 quilômetros. Recursos devem ser utilizados principalmente no combate aos crimes no campo.

Fonte: G1- Rondônia

 

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias pela 1ª vez desde 22 de junho

A Petrobras vai reduzir o preços da gasolina nas refinarias em 0,98%, para R$ 2,0326 …