Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Notícias / Projetos da ETAN ultrapassam o ambiente escolar
Projetos da ETAN ultrapassam o ambiente escolar

Projetos da ETAN ultrapassam o ambiente escolar

Projetos da ETAN ultrapassam o ambiente escolar

etan cerejeiras

etan cerejeiras

A Professora de Química, Eliana Ângela Dias, da escola Tancredo de Almeida Neves(ETAN), montou o projeto “QUÍMICA PARA UM MUNDO MELHOR” no qual visou à elaboração de atividades extras curriculares que abrangessem todo o ano letivo escolar, com atividades voltadas para as áreas: de Meio Ambiente, Cidadania, e Feira do Empreendedorismo. O que a motivou para a montagem desse projeto, primeiro foi o tema da Campanha da Fraternidade deste ano que abordou “Fraternidade e a Vida No Planeta”, e, em segundo por este ano ser o Ano Internacional da Química que vem com a proposta de ações voltadas para o Meio Ambiente.
Na primeira etapa deste projeto, foram desenvolvidas as atividades da Semana do Meio Ambiente que ocorreu do dia 31 de maio a dia 03 de junho, busca de parcerias nos comércios e a venda das sacolas Ecológicas.

Para a execução deste projeto, a professora buscou parceria com os supermercados da cidade, oito supermercados (  Columbia, Alvorada, Bom Dia, Paiva, Zé Gasolina, Carla, Vila Rica,e Clovis) já aderiram mas a professora espera que os outros comércios sintam-se motivados a participarem seja em parceria com o projeto ou com sua própria proposta, pois diz a professora: “O objetivo do projeto é que desperte a consciência para a preservação evitando o consumo exagerado de produtos que poluem o meio ambiente.” Além destas parcerias ela contou com a colaboração do Banco do Brasil, da Paróquia Cristo Salvador e do empresário Airton Gomes”. O dinheiro arrecadado com a venda das sacolas ecológicas será revertido para a formatura dos 3° anos da escola ETAN.

Outra ação deste projeto é a coleta de pilhas e baterias, já foram colocados pontos de coleta em supermercados e na escola os quais permanecerão até setembro para a coleta desses materiais que serão levados para São Paulo para serem reciclados.

Além da professora Eliana, outra professora que sempre esteve à frente no que diz respeito ao meio ambiente é a professora Aureni Barbosa, a mesma é professora de biologia, e já desenvolve a sete anos em nossa cidade tanto na rede municipal de ensino quanto na estadual, projetos voltados ao meio ambiente. Na rede municipal ela conta com a parceria da Professora Neurian e do Professor Elcio.
Ela tem o prazer de desenvolver este tipo de trabalho porque segundo ela, gera a conscientização nos alunos sobre a preservação do nosso meio ambiente, os alunos aceitam bem, e ela se sente feliz, pois através destas ações os alunos se interessam por esse assunto.
De acordo com a professora Aureni, hoje é mais fácil de trabalhar com este tema, segundo ela, alguns anos atrás não se ouvia muito falar em preservação e assuntos ligados a essa área, mas este assunto vem ganhando ênfase em âmbito internacional e pode-se dizer que é graças a esses pequenos atos desenvolvidos em escolas de todo mundo que de grão em grão vão influenciando outras áreas a desenvolver essas atitudes que ajudam ao meio ambiente. Antigamente, segundo a professora não tinha muita preocupação por parte dos governantes pelo fato de não ter questão de dinheiro envolvido, mas agora estão vendo que há a necessidade de cuidar.
As professoras agradecem o apoio dos alunos dos 3º anos. E deixa a mensagem: “Que cada um procure fazer sua parte para deixar um futuro melhor ao nosso planeta e aos nossos filhos”.

Jéssica Ghisi  3°D ETAN

.

Rondônia Atualidades

29/06/2011