Home / Notícias de Rondônia / Multa moral será aplicada para quem desrespeitar vagas prioritárias em RO

Multa moral será aplicada para quem desrespeitar vagas prioritárias em RO

Multa simbólica faz parte de campanha lançada pelo Governo do Estado.
Ideia é levar à mudança de comportamento quem não respeita as vagas.

Em Rondônia, motoristas que costumam desrespeitar as vagas de estacionamento reservadas a idosos e deficientes, além de paradas de ônibus, por exemplo, receberão a ‘Multa Moral’. A inicitiva trata-se de uma campanha do Governo do Estado lançada na última sexta-feira (18), em Porto Velho, que tem por finalidade conscientizar para promover a mudança de comportamento no trânsito, por meio de uma multa simbólica.

Segundo a assessoria do Governo, a lei que trata o tema estabelece que 5% das vagas em estacionamentos públicos e privados devem ser reservadas a idosos e 2% a deficientes. Entretanto, na prática, muitas pessoas não respeitam a sinalização e acabam ocupando as chamadas vagas prioritárias.

Para que o objetivo da campanha seja atingido, serão impressos e distribuídos mais de 200 mil blocos da ‘Multa Moral’, um investimento que, segundo o Governo, deve resultar em mais respeito e consciência. Quem receber o panfleto com a multa simbólica, irá se deparar com a seguinte mensagem: “Não cobramos dinheiro, cobramos atitude”.

Na lei
Conforme a Lei nº 13.281, de 4 de maio de 2016, que entrou em vigor neste mês de novembro,  Quem estacionar em vagas reservadas a deficientes ou idosos, seja em local público ou privado, sem a credencial que comprove a condição, responderá por infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47 e menos sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fonte: (Do G1 RO)

(Foto: Reprodução/TV Diário)

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Assessor do governo de RO é preso suspeito de ser articulador de esquema criminoso na Sedam

O assessor do atual governo de Rondônia, Flávio Tiellet, foi preso no início da tarde …