Home / Mundo / Mudas estão sendo doadas para reflorestar cidade de Cacoal, em RO
O horto possui 56 canteiros, cada um com uma média de duas mil mudas plantadas (Foto: Magda Oliveira/G1)

Mudas estão sendo doadas para reflorestar cidade de Cacoal, em RO

Para ajudar no reflorestamento e arborização da área rural e urbana de Cacoal (RO) município a 480 quilômetros de Porto Velho, o viveiro municipal está realizando doações de mudas nativas, frutíferas e exóticas para a população de forma gratuita. As plantas crescem espalhadas em 56 canteiros dentro do viveiro. O horto mantém mais de 65 espécies de plantas.

Todas as que são retiradas do viveiro estão cadastradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.Para manter o estoque de plantas no viveiro, a cada seis meses novas mudas são plantadas. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente José Aparecido Limeira, em média são doadas mensalmente 20 mil mudas. O grande objetivo da secretaria é reflorestar áreas degradadas, mas não apenas nas áreas rurais, mas também nas áreas urbanas da cidade.
“Queremos que as pessoas passem a plantar, mantendo a cidade mais verde, mais bonita, mais urbanizada, dando melhor qualidade de vida à população. A árvore faz uma filtragem na qualidade do ar”, explicou Cido.

Em 2015, o viveiro produziu cerca de 150 mil novas mudas, como Cupuaçu, Cacau, Açaí, Pupunha, Pau Brasil, Ipê Amarelo entre tantas outras. Cerca de 150 mil mudas devem ser produzidas também em 2016.

O horto possui 56 canteiros, cada um com uma média de duas mil mudas plantadas. De acordo com o secretário a planta mais procurada no viveiro é o açaí, por ser muito indicada para ser cultivada no entorno de represas, já que os peixes podem se alimentar com os frutos que caem da árvore.

O Horto Municipal fica localizado na Rua Barão de Lucena, número 671, Bairro Nova Esperança e funciona de segunda-feira a sexta das 7 h às 12 h e 14 h às 17 h.

G1 RO

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Governo de RO decreta luto oficial de 3 dias pela morte de Moreira Mendes

O governador Daniel Pereira decretou luto oficial de 3 dias pela morte do ex-senador Moreira …