Home / Notícias de Rondônia / Milhares de tartarugas ‘invadem’ praias para desova em Costa Marques

Milhares de tartarugas ‘invadem’ praias para desova em Costa Marques

São mais de 40 mil quelônios que ocupam praias protegidas em RO.
Filhotes devem começar a nascer a partir do mês de dezembro.

Milhares de tartarugas começam a invadir as praias protegidas do médio Vale do Guaporé, na região do município de Costa Marques, para mais um período de desova. No mês de outubro, na praia “Furado do Couro”, uma equipe da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) flagrou o momento em que aproximadamente 4 mil tartarugas deixam a água e ocuparam as areias em busca de um lugar seguro para enterrar seus mais de 120 ovos. A expectativa é que nasçam 3,5 milhões de tartaruguinhas em dezembro.

Segundo a Setur, citando dados da Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale), que protege os locais de desova dos quelônios na região do médio Vale do Guaporé, a previsão é que mais de 35 mil tartarugas procurem a praia para o processo de perpetuação da espécie, até o fim de novembro.

O espetáculo chama a atenção de pescadores e turistas, mas, de acordo com a Setur, o acesso às regiões de desova dos quelônios, em Costa Marques, depende de autorização da Ecovale.

Para desovar, de acordo com a Setur, as fêmeas procuram praias desertas e normalmente esperam o anoitecer, evitando o calor da areia que, durante o dia, dificulta a postura e a escuridão protege-as de vários perigos.

A desova das tartarugas nas praias do Rio Guaporé começa no início da noite e só termina por volta das 10h da manhã seguinte.

Em outras praias, a expectativa é que 40 mil tartarugas depositam seus ovos no Rio Guaporé, todas monitoradas pela Ecovale. Conforme a Setur, aproximadamente 3,5 milhões de tartarugas estarão nascendo em dezembro.

Fonte: (Do G1 RO)

(Foto: Rosinaldo Machado/Divulgação)

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Candidatura de Valclei Queiroz, do PMB, ao Governo de RO é indeferida pelo TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) indeferiu por unanimidade na última quinta-feira (13) o …