Home / Notícias de Rondônia / Mariana Carvalho incentiva ações do Instituto Teotônio Vilela em Rondônia

Mariana Carvalho incentiva ações do Instituto Teotônio Vilela em Rondônia

Quando foi presidente do PSDB Jovem, por dois mandatos, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) deixou como um dos seus legados na ala jovem da legenda, o incentivo para a juventude participar mais ativamente da política partidária, por meio de cursos de formação política.

Agora, a parlamentar que é a única representante do PSDB de Rondônia no Congresso Nacional, quer ampliar esse conhecimento político para a comunidade em geral e tem como meta fortalecer em Rondônia as ações do Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política do Partido.

Com sede em Brasília, o instituto foi fundado em 1995  e é o responsável pela divulgação da doutrina adotada pelo PSDB,  promovendo eventos, seminários e cursos.

Em Porto Velho, o ITV funciona na sede do PSDB em Porto Velho na Rua Nicarágua no bairro Nova Porto Velho e iniciou o seu calendário de atividades 2015 com a palestra “História Política de Rondônia”, cujo palestrante foi o professor e historiador Aleks Palitot.

Durante a sua explanação, ele fez um retrospecto sobre o início da vida pública em Rondônia, relembrando os primórdios das eleições destacando os primeiros gestores do Estado, inclusive quando ainda era território. “A construção da Estrada de Ferro Maderia – Mamoré foi um importante marco da política de Rondônia”, frisou  o palestrante.

Diretor da Seção Estadual de Rondônia do Instituto Teotônio Vilela, o médico Aparício Carvalho, que é um dos fundadores do PSDB em Rondônia, anunciou que outras palestras estão sendo agendadas.

 “Começamos a nossa programação com o professor e historiador Aleks Palitot porque ele nos dá uma bela aula sobre a conjuntura política econômica e social do nosso Estado”, observou o tucano.

Segundo o advogado Max Rolim, diretor da Seção Municipal de Porto Velho do ITV, a proposta é oferecer à comunidade um espaço para participar de ações  sobre questões sociais e participar de forma consciente do seu papel como cidadão. “Estamos traçando um cronograma com temas de interesse da sociedade”, adiantou ele.

O instituto Teotônio Vilela tem como papel promover estudos, seminários, palestras e debates sobre a realidade nacional, com objetivo de formular políticas públicas coerentes com o ideário da social – democracia: respeito aos princípios democráticos, responsabilidade fiscal e social, coerência e ética política.

 

João Albuquerque

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

MP-RO solicita que Governo e Sejus façam a demolição de antigo presídio em Ariquemes

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) acionou o Tribunal de Justiça (TJ-RO) contra o governo …