Home / Notícias de Rondônia / Mariana Carvalho assume vice – presidência de comissão que vai analisar projeto sobre despesas na saúde

Mariana Carvalho assume vice – presidência de comissão que vai analisar projeto sobre despesas na saúde

A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) assumiu nesta quarta – feira, 8 , o cargo de 2ª vice – presidente da  comissão especial que vai analisar o Projeto de Lei Complementar (PLP) 251/05 que aumenta o limite de despesas com pessoal da área de saúde nos municípios.

O PLP 251/05, que tramita com outros 12 projetos apensados, permite que o limite dos municípios com despesa de pessoal para execução de ações e serviços públicos de saúde chegue ao teto máximo de 75% dos recursos globais da área da saúde.

Hoje, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF– Lei Complementar 101/00), a despesa da administração pública com pessoal não pode ser superior a 60% da receita (para municípios e estados) ou 50% (no caso da União).

Mariana Carvalho, que é médica, lamentou o estrangulamento da saúde pública no Brasil e declarou que medidas enérgicas devem ser tomadas para reverter um caos que se instalou nessa área no País.

“Durante o meu curso de medicina, acompanhei de perto o drama de muitos pacientes que precisavam de um atendimento na rede pública de saúde”, testemunhou a tucana, que sempre priorizou a saúde como uma das principais bandeiras de luta ao longo da sua militância.

Ela é inclusive defensora da saúde preventiva porque na sua opinião, a prevenção garante qualidade de vida à população e contribui  com a economia dos recursos públicos.

”Sempre defendi políticas públicas nas áreas de saúde e educação porque são direitos básicos que o cidadão deve ter”, concluiu a parlamentar, ressaltando que os profissionais  que atuam na área da saúde devem ser  cada vez mais  capacitados para garantir um atendimento humanizado e eficaz.

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Chateado com visitantes, prefeito de Pimenteiras anuncia lei que proíbe entrada no rio Guaporé sem guia turístico

O prefeito de Pimenteiras do Oeste, Olvindo Luiz Dondé (PDT), decidiu radicalizar devido à falta …