Home / _Destaque / Mais de 80% dos eleitores de Rondônia devem usar biometria para votar nas eleições de 2018

Mais de 80% dos eleitores de Rondônia devem usar biometria para votar nas eleições de 2018

Pouco mais de 82% dos eleitores de Rondônia serão identificados pelo sistema de biometria nas eleições de 2018, conforme levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há 1.175.733 milhão de pessoas que devem votar este ano no estado.

Dessas, 967.396 mil votam com biometria. Porto Velho está na liderança com 333.415 mil pessoas, representando mais de 34% dos eleitores de todo estado com registro digital.

Do contrário, Jaru (RO), município distante aproximadamente 280 quilômetros de Porto Velho, demonstrou baixa no número de eleitores que já votam pelo sistema. Ao todo, são mais de 39 mil eleitores sem biometria.

Ouro Preto D’Oeste também contabilizou baixa, sendo que mais de 29 mil eleitores não foram registrados na impressão digital. O motivo é que estas cidades estão na lista dos municípios que não usarão voto por biometria em 2018.

De acordo com o TSE, há outros 14 municípios de Rondônia que não vão usar o voto por biometria em 2018. São eles: Alta Floresta D’Oeste, Alvorada do Oeste, Costa Marques, Governador Jorge Teixeira, Mirante da Serra, Nova Brasilândia D’Oeste, Nova União, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá e Vale do Paraíso.

No país, ao menos 87 milhões de eleitores têm o cadastro biométrico. Segundo o TSE, a Justiça Eleitoral quer identificar 100% dos eleitores por meio da impressão digital até 2022. O prazo para registrar as digitais terminou no primeiro semestre de 2018 e variou de estado para estado.

A votação pelo sistema digital é obrigatória em 36 municípios de 52 em Rondônia este ano. A expectativa do TSE, até o fim do ano passado, era incluir cerca de 940 mil eleitores na votação digital. Quem não fez a revisão biométrica teve até o dia 9 de maio para regularizar a situação e não correr o risco de ter o título de eleitor cancelado.

 

FONTE: G1- RONDÔNIA

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Candidatura de Valclei Queiroz, do PMB, ao Governo de RO é indeferida pelo TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) indeferiu por unanimidade na última quinta-feira (13) o …