Home / Notícias de Rondônia / Jesuíno Boabaid quer militarização de escolas estaduais em Porto Velho

Jesuíno Boabaid quer militarização de escolas estaduais em Porto Velho

Parlamentar afirma que violência praticada entre alunos dentro das instituições de ensino justifica a iniciativa…

O deputado Jesuíno Boabaid (PMDB) indicou ao Poder Executivo e à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a militarização em três escolas estaduais de Porto Velho.  A iniciativa, segundo o parlamentar, visa conter a violência praticada por estudantes nas dependências das instituições de ensino.

Na propositura, Boabaid citou as escolas estaduais de ensino fundamental e médio Dr. Oswaldo Piana, Capitão Cláudio Manoel da Costa e Flora Calheiros.

O deputado disse que, além de questões que envolvem a violência entre alunos, a militarização abrange valores de hierarquia, disciplina, baixo desempenho nos estudos e frequência. São aspectos essenciais no ambiente escolar, segundo Jesuíno.

A gestão da escola pública pelos militares, salientou o parlamentar, não alcança apenas a instituição em si, mas toda a comunidade em que está inserida, tendo em vista que a escola é espaço de aprendizagem, de formação de cidadania, de construção de valores e de atitudes para democracia.

O deputado ressaltou que os demais estados federativos já estão adotando o modelo de gestão militar, obtendo diversos fatores positivos, como o desenvolvimento da educação básica, ou seja, aumento da disciplina, bem como o desempenho dos alunos no estudo.

 

ALE/RO – DECOM – [Juliana Martins]
Foto: Ana Célia.

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Candidatura de Valclei Queiroz, do PMB, ao Governo de RO é indeferida pelo TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) indeferiu por unanimidade na última quinta-feira (13) o …