Home / Notícias de Rondônia / Jean Oliveira elogia Executivo pelo contrato da dragagem do rio Madeira

Jean Oliveira elogia Executivo pelo contrato da dragagem do rio Madeira

O deputado estadual Jean Oliveira elogiou o Executivo Estadual pelo contrato que assinou juntamente com  o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela,  que possibilitará,  a partir de 2017, a dragagem do rio Madeira, transformando o trecho de Porto Velho a Manaus efetivamente em uma hidrovia. O fato ocorreu quando da vinda do ministro à Porto Velho – RO, no último dia 3 de novembro.

 Jean Oliveira, mesmo sabendo tratar-se de uma obra de responsabilidade da esfera federal,  sempre lutou pelo seu acontecimento devido sua importância para Rondônia e sua capital, Porto Velho. Lembra que em março de 2015 apresentou indicação na Assembleia Legislativa reivindicando do Governo do Estado que cobrasse  do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e da bancada federal de Rondônia a continuidade e maior celeridade nas obras de dragagem do rio Madeira no trecho compreendido de Porto Velho até  sua foz no rio Amazonas.

 Histórico

 O deputado também lembrou que em 07/08/2014 o Portal Brasil ( o portal do Governo Brasileiro) publicou que a  “Dragagem do rio Madeira será iniciada até 5 de setembro”, no caso, de 2014. Dizia ainda a matéria: “A licitação para os serviços de monitoramento, dragagem de manutenção, balizamento e sinalização da hidrovia será realizada até o fim de 2014. O contrato será firmado pelo período de cinco anos”.

 O parlamentar disse que deste à época se está esperando a realização da dragagem   na extensão dos 1.086 quilômetros da hidrovia do rio Madeira. A assinatura do contrato, à época,  ocorreu durante o Roadshow realizado na capital rondoniense para apresentação de resultados do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental (EVTEA) e dos projetos básico e executivo para melhoramentos na Hidrovia do Rio Madeira, Mamoré e Guaporé, a cargo do consórcio Leme/Petcon, contratado para elaboração dos estudos.

 “Esperamos que saia”

 A assinatura do contrato que possibilitará a dragagem do rio Madeira, a partir de 2017, segundo o deputado, é uma importante conquista do estado de Rondônia, uma vez que a hidrovia do Rio Madeira  é considerado fundamental para o desenvolvimento regional, devido à sua posição estratégica, localizado entre Porto Velho (RO) e a sua foz no Rio Amazonas (AM). “Esperamos que desta vez realmente a obra seja realizada”, disse o deputado.

 O Rio Madeira, afluente da margem direita do Rio Amazonas, é um pilar tanto para o transporte de passageiros como de escoamento para os mercados externos da produção de grãos do Centro-Oeste, sendo uma alternativa eficaz para minimizar a saturação do modelo  baseado no binômio Rodovia-Portos de Santos e Paranaguá.

 Quando apresentou a indicação na Assembleia Legislativa, em março de 2015,   cobrando do Governo do Estado providência quanto a dragagem da hidrovia do Rio Madeira, o deputado Jean Oliveira dizia que diante da importância da obra pra região, esse trabalho não podia continua parado ou  ficar parado ou numa  lentidão quase parando.

 “Estamos acreditando que dessa vez a dragagem da hidrovia do Rio Madeira saia.  Estamos esperando já um bom tempo. Esperamos que não aconteça,  o que está ficando comum no nosso Estado, relação a algumas obras federais, ou não acontecem ou acontecem pela metade. Estamos acreditando que agora vai ser  realizada  a dragagem do Rio Madeira”, disse o deputado Jean Oliveira.

 Assessoria de Imprensa – Dep. Jean Oliveira

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

17ª Leilão “Direito de Viver” em prol do Hospital de Amor acontece nesse domingo

Acontece neste domingo, 02, o 17ª Leilão Direito de Viver, no Parque de Exposições de …