Home / Educação e Saúde / Ifro diz que ocupação de campi contra PEC do teto de gastos é ‘legítima’

Ifro diz que ocupação de campi contra PEC do teto de gastos é ‘legítima’

Campus de Vilhena e Colorado do Oeste estão ocupados por estudantes.
Ocupação também já foi feita em Ji-Paraná e terminou na segunda-feira.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) informou, nesta sexta-feira (21), que a ocupação dos campi por estudantes contra a PEC do teto de gastos é ” legítima a mobilização”. Até a tarde desta sexta, os campi de Vilhena (RO) e Colorado do Oeste (RO) estavam ocupados por alunos e as aulas paralisadas.

Em Ji-Paraná, os alunos ocuparam o campus por cinco dias e deixaram o local na segunda-feira (17), após uma reunião com a reitoria do instituto.

Conforme o instituto, os alunos são contra a Proposta de Emenda à Constituição do teto de gastos, que tramita em Brasília (DF). O projeto de lei vai estabelecer limite para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos e a reforma do ensino médio.

A ocupação do prédio do Ifro em Colorado do Oeste começou no dia 11 de outubro. Já em Vilhena iniciou na quinta-feira (20).

A gestão da instituição disse que está dialogando com os estudantes para que o manifesto seja pacífico, sem causar prejuízo ao patrimônio público.

PEC
O texto base da proposta foi aprovado pela Câmara dos Deputados em primeira votação. Para ter aprovação final, a PEC ainda precisa passar por um segundo turno de votação na Câmara e mais dois turnos no Senado.

A PEC impõe um teto ao crescimento dos gastos públicos que impacta diretamente nos recursos destinados à educação pública; a Medida Provisória 746, que reestrutura o Ensino Médio no Brasil; o Projeto de Lei 257, que retira direitos dos trabalhadores; o quadro orçamentário e financeiro de 2016 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2017.

Fonte: (Do G1 RO)

(Foto: Marco Bernardi)

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Assessor do governo de RO é preso suspeito de ser articulador de esquema criminoso na Sedam

O assessor do atual governo de Rondônia, Flávio Tiellet, foi preso no início da tarde …