Home / Notícias de Rondônia / Garcia quer tipagem sanguínea em documentos de recém-nascidos em Vilhena

Garcia quer tipagem sanguínea em documentos de recém-nascidos em Vilhena

O vereador José Garcia (DEM), apresentou na última sessão ordinária na Câmara Municipal de Vilhena importante propositura.

O Projeto de Lei n° 4.711, que apenas foi lido em plenário, solicita a inclusão da tipagem sanguínea e do fator “RHESUS” – RH”, nos documentos de identificação de recém-nascidos no município.

Ao justificar o projeto, Garcia, como é popularmente conhecido, explicou que a iniciativa tem por objetivo identificar com rapidez o tipo de sangue da pessoa, principalmente em casos de emergências médicas, como em transfusão de sangue, além de detecção de incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o bebê, e de forma especial para casos de crianças trocadas em maternidades ou desaparecidas.

O parlamentar disse que, com relação a transfusão de sangue entre indivíduos, é importante para identifica os doadores, visando evitar transfusões incompatíveis, causando complicações leves e graves. “Isto se torna fundamental, até porque esta já prerrogativa do estatuto da criança e do adolescente e lei nacional que obriga a identificação de tipagem sanguínea para efeitos de prevenção ao desaparecimento de crianças”, salientou.

Ainda, Garcia esclareceu que a matéria não cria diretamente cargos, órgãos ou encargos para a administração pública, nem regula diretamente a prestação de serviços pelo poder público. O projeto deve entrar na pauta da próxima sessão legislativa.

ESTEBAN VERA

Diretor de Comunicação

Câmara Municipal de Vereadores de Vilhena

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Governo de RO decreta luto oficial de 3 dias pela morte de Moreira Mendes

O governador Daniel Pereira decretou luto oficial de 3 dias pela morte do ex-senador Moreira …