Home / Concursos e Vestibulares / Faculdades de RO e AC anunciam fusão que vai atender 15 mil alunos

Faculdades de RO e AC anunciam fusão que vai atender 15 mil alunos

Anúncio da fusão entre empresas foi feito nesta terça (22) em Porto Velho.
Com nova estrutura, faculdades vão gerar mais de 1 mil empregos diretos.

A faculdade Uniron, de Porto Velho, anunciou nesta terça-feira (22) a fusão com a Uninorte de Rio Branco (AC). Com a junção das duas instituições educacionais, a Uniron passa a ser gerida pela Uninorte. De acordo com a diretoria geral, a migração vai possibilitar novos métodos de trabalho e até a criação de novos cursos na capital. Juntas, as faculdades têm agora cerca de 15 mil estudantes e pelo menos 1 mil funcionários.

Ailton Melo, diretor geral, explicou que a fusão das duas faculdades é um marco para a Região Norte, pois vai se tornar um dos maiores grupos educacionais. Além de Rondônia e Acre, o grupo já tem faculdade nos estados da Bahia e Ceará.

Em entrevista, o diretor relembrou toda trajetória para a fusão das duas faculdades. Até 2010, segundo ele, tanto a Uniron quanto a Uninorte faziam parte do grupo Iuni, que foi vendida naquela época para o grupo Kroton. Naquele momento Ailton diz que a Uniron e a Uninorte não foram vendidas porque tinham sócios e estes acharam que não era interessante fazer a venda naquele momento.

“A partir daquele ano fizemos um trabalho de segregação. A gente estava integrado a plataforma do Iuni e a gente deixou de fazer parte. Nesse período nós ficamos com as duas instituições isoladas e eu fiquei responsável de fazer esse trabalho de segregação, porém o link de ligação que elas tinham era a minha posição dentro da Uninorte e Uniron, e a sociedade do doutor Altamiro Galindo”, conta.

Conforme o diretor, em 2010 Altamiro assumiu a Uniron em 100%, comprando a parte da família Prado. “De 2010 para cá a gente fez todo um trabalho na área acadêmica, na área administrativa e gestão, implementando uma política orçamentária com qualidade na educação”, diz Ailton.

A partir de agora, Uniron será gerida pela faculdade Uninorte do AC (Foto: Uninorte/ Divulgação)A partir de agora, Uniron será gerida pela faculdade Uninorte do AC (Foto: Uninorte/ Divulgação)

O diretor Ailton Melo conta que desde então a faculdade tem buscado uma gestão focada na profissionalização da equipe, revertendo assim uma imagem que a Uniron tinha em Porto Velho, como o endividamento de fornecedores. Com o novo trabalho, a instituição voltou a se destacar e obteve nota 4 no Ministério da Educação (MEC) nos índices gerais de cursos. A nota máxima deste tipo de avaliação é 5.

Neste período, segundo Ailton, houve conversas entre a família Galindo, de Rondônia, com a família Leite no Acre para tentar fazer essa fusão e aproximação das faculdades. Como as plataformas eram as mesmas, sistemas, modelo acadêmico e cultura orçamentária, paralelamente a diretoria fez um trabalho de crescimento das instituições.

A Uninorte saiu de 5,3 mil alunos a 9,5 mil alunos. A Uniron também teve crescimento nestes cinco anos, saindo de 3 mil estudantes para a casa dos 5 mil.

Fonte: (Do G1 RO)

(Foto: Uniron/ Divulgação)

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Candidatura de Valclei Queiroz, do PMB, ao Governo de RO é indeferida pelo TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) indeferiu por unanimidade na última quinta-feira (13) o …