Home / Educação e Saúde / Escolas estaduais de Porto Velho recebem kits de banda de música e fanfarra; festival será realizado em novembro

Escolas estaduais de Porto Velho recebem kits de banda de música e fanfarra; festival será realizado em novembro

Estudantes, diretores e professores ocuparam na manhã desta segunda-feira, 15, o auditório do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra para prestigiar a entrega, pelo governador Confúcio Moura, de kits de banda de música e fanfarra para 11 escolas administradas pelo Estado em Porto Velho. Cada kit é composto de 50 instrumentos, e o custo de cada um representa investimento de R$ 45.075,50, totalizando R$ 495.830,50.  As escolas beneficiadas integram a lista de 60 unidades escolares que responderam à pesquisa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a respeito do interesse em ter no estabelecimento o kit de instrumentos musicais.

O governador Confúcio Moura disse que as bandas de música cumprem o papel de estimular o civismo, vocações para a música, promover a integração dos alunos e melhorar o relacionamento na comunidade escolar, “acrescentando algo novo” ao ambiente da escola. Ele convocou diretores e demais integrantes a investirem em atitudes inovadoras, e disse, citando o exemplo da escola João Bento da Costa, para apostarem na “insubordinação do bem”, contrariando princípios do Conselho Estadual de Educação.

A declaração arrancou risadas da plateia, e o governador continuou: “Lá no João Bento, uma escola que gosto sempre de citar, o professor reúne alunos no auditório, dá uma aula de matemática concorrida em pleno sábado, e o resultado é o agradecimento dos pais.” “Quero provocar os diretores para ser insubordinados no bom sentido”, reforçou.

Os kits foram entregues de forma simbólica a cada um dos diretores. Também serão contempladas escolas de Ariquemes, Cacaulândia e Vale do Paraíso. Confúcio Moura acrescentou, ainda, que repuxar as ideias do passado, como a realização de festivais de fanfarra, é positiva. “Os mais velhos de cada escola têm moral para provocar os mais novos para colocar em funcionamento boas iniciativas”, disse.

A secretária Fátima Gavioli (Educação) disse que o investimento do governo nas bandas de música resulta de pesquisa feita com diretores das escolas, mas somente 60 responderam sobre o interesse de ter os kits. “Isso mostra a importância de responder às demandas da Secretaria da Educação”, alertou, informando que as fanfarras estão ganhando importância novamente, citando o interesse de parlamentares em apresentar emendas para sua aquisição. Fátima Gavioli disse para as escolas contempladas com os kits começarem a ser organizar porque o festival de fanfarras e orquestras será retomado em novembro deste ano.

Governador falou da importância da música na escola

Governador falou da importância da música na escola

Lembrando da existência das fanfarras na década de 80, a diretora Vera Lucia (Carmela Dutra) rememorou o tempo de estudante no colégio Petrônio Barcelos, dizendo que os festivais geravam grande motivação na comunidade escolar, e a coordenadora Regional de Ensino de Porto Velho, Irani Oliveira, elogiou o compromisso do governador Confúcio Moura com a educação. “Nós estamos vendo uma diferença estupenda na educação com o nosso governador. São muitas atividades, muitas ações, escolas entregues, equipamentos, programas”, disse.

No ato de entrega dos kits, a banda da escola Daniel Neri executou a música Primeiros Erros, da banda de rock Capital Inicial, e a banda da escola Juscelino Kubitschek tocou o Hino de Rondônia.

Escolas contempladas

Além do Instituto Carmela Dutra, as escolas de Porto Velho contempladas com os kits são Marcos Freire; Flora Calheiros; Juscelino Kubitscheck; Eduardo Lima e Silva; Daniel Neri da Silva; Brasilia; Ulysses Guimarães; Marechal Castelo Branco; Getúlio Vargas e Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Em Alto Paraíso a escola beneficiada é a Tubarão; em Ariquemes são a Francisco Alves Mendes Filho e Cora Coralina e em Cacaulândia Frei Henrique de Coimbra. Nestes locais os kits ainda serão entregues.


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Daiane Santos
Secom – Governo de Rondônia

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Candidatura de Valclei Queiroz, do PMB, ao Governo de RO é indeferida pelo TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) indeferiu por unanimidade na última quinta-feira (13) o …