Home / Notícias de Rondônia / Cultivo de girassol surge como alternativa para produtores rurais de Rondônia

Cultivo de girassol surge como alternativa para produtores rurais de Rondônia

Emater é a responsável pelo plantio e exposição do girassol durante quinta Rondônia Rural Show, em maio.

O cultivo do girassol pode se tornar uma alternativa atrativa aos produtores rurais em Rondônia. A cultivar faz parte do canteiro de demonstração da “Vitrine Tecnológica” da Emater/RO durante a 5ª Rondônia Rural Show, evento do agronegócio que ocorre de 25 a 28 de maio no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná.

O plantio de girassol em Rondônia ainda é incipiente, mas promissor na industrialização e comercialização das sementes como alimentos a aves, produção de ração, silagem e biofertilizante. A Emater é a responsável pelo plantio e exposição da planta durante a feira do agronegócio em Ji-Paraná.

Assim como o feijão carioquinha foi implantado em Rondônia na década de 80, o girassol se instala como opção de diversificação e fonte de renda aos pequenos produtores rurais. “Na Rondônia do início dos anos 80, o feijão carioquinha era um alimento desconhecido na região, mas o Governo de Rondônia introduziu essa cultura facilitando o acesso ao plantio do alimento”, lembra o engenheiro agrônomo José Edilson de Andrade, um dos técnicos da Emater que atuou na implantação do grão no estado há 30 anos.

Para o agrônomo, o Governo de Rondônia, por meio da Emater, demonstra o potencial e a assistência técnica ao agricultor. “O girassol é um cultivo de ampla capacidade de adaptação e vem se apresentando como opção de rotação e sucessão de culturas nas regiões produtoras de grãos”, assinala Edilson de Andrade, destacando viabilidade econômica nos sistemas de produção.

A Rondônia Rural Show é a maior feira do agronegócio no Norte brasileiro e chega a 5ª edição consecutiva em Ji-Paraná. O evento nasceu em 2012 com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, responsável por 85% das propriedades rurais de Rondônia.

Saiba mais:
Implantada Vitrine tecnológica do Cacau em Porto Velho
Ceplac e Embrapa monitoram plantios focados na 5ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom – Governo de Rondônia.

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Governo de RO decreta luto oficial de 3 dias pela morte de Moreira Mendes

O governador Daniel Pereira decretou luto oficial de 3 dias pela morte do ex-senador Moreira …