Home / Notícias de Rondônia / Cônsul do Peru discute com Maurão intercâmbio comercial

Cônsul do Peru discute com Maurão intercâmbio comercial

Possibilidade de parceria comercial tem apoio da Assembleia Legislativa.

O cônsul geral do Peru para Rondônia Mato Grosso e Acre, Felix Germán Solis esteve na Assembleia Legislativa, na tarde de terça-feira (26) mantendo contato com o presidente, Maurão de Carvalho (PMDB), para pedir apoio para uma possível parceria comercial com Rondônia. Produtores em potencial de alho, cebola, tomate, uva, além de confecções de qualidade, a meta é formalizar um amplo acordo comercial com Rondônia.

Receptivo à proposta, Maurão de Carvalho destacou que uma parceria comercial seria da maior importância para a economia de Rondônia e do Peru. A meta é exportar para o Peru, via Arequipa, carne, arroz, milho, carne (gado, suíno, peixe e frango), açúcar, soja, milho dentre outros produtos.

Rondônia importaria do Peru, hortifrutigranjeiros como uva, tomate, cebola. O alho, por exemplo, da melhor qualidade, “custa em torno de R$ 3,00 o quilo. Em Rondônia e Acre está acima de R$ 20,00”, argumenta Maurão de Carvalho.

O cimento, que tem custo baixo no Peru também poderia ser importado, o mesmo ocorrendo com confecções, além dos demais materiais para construção. A indústria de confecção do Peru produz material de qualidade, preço baixo e está aberta ao mercado brasileiro.

O problema do frete, no entendimento do presidente Maurão, que poderia ser um impasse, estaria resolvido com a parceria. “Os mesmos veículos que levarem os produtos do Brasil, trarão as mercadorias do Peru”, argumentou.

Maurão também deu exemplo da importância da parceria comercial, citando a Bolívia. Nos últimos meses as exportações do Brasil para a Bolívia cresceram 800%. “Não podemos abrir mão do mercado peruano em momento de crise econômica mundial”, alertou.

A possibilidade de parceria com o Peru, segundo Maurão, “terá todo o apoio político necessário do Poder Legislativo. Nossa meta é incentivar o intercâmbio comercial e cultural com o Peru, para garantir economia forte, fomento ao emprego e economia fortalecida”.

Os deputados Edson Martins e Rosângela Donadon (PMDB) também participaram do encontro do cônsul Felix Solis na Assembleia Legislativa.

No próximo mês de setembro será realizada mais uma reunião com membros da Fecomércio, como ocorreu esta semana, a convite do presidente, Raniery Coelho, para discutir a possibilidade de parceria comercial. Em setembro próximo será realizada uma nova rodada de negociações.

 

ALE/RO – DECOM

Foto: Marisvaldo José.

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Governo de RO decreta luto oficial de 3 dias pela morte de Moreira Mendes

O governador Daniel Pereira decretou luto oficial de 3 dias pela morte do ex-senador Moreira …