Home / Notícias de Rondônia / Consenso elege Célio Batista presidente da Câmara de Vilhena; vereadores explicam
????????????????????????????????????

Consenso elege Célio Batista presidente da Câmara de Vilhena; vereadores explicam

Por unanimidade, o vereador Célio Batista (PP) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Vilhena.

A eleição aconteceu na manhã desta terça-feira, 1, durante sessão ordinária no Legislativo.

Na ocasião, aconteceu a posse de quatro dos seis suplentes convocados: Antônia Elza de Oliveira Magalhães (Elza da Saúde), Helena Maria Rodrigues de Queiroz (Leninha do Povo) e Heloisa Bueno Matiello.

Os outros dois suplentes, José Cândido Gonçalves de Espíndula está em viagem para tratamento de saúde, e Claudevil Crivelaro (“Tuti”) não se manifestou.

Conforme o regimento interno, só os vereadores da atual legislatura estão aptos a serem votados. Os suplentes que acabaram de assumir participaram apenas como votantes.

No final da eleição, a nova Mesa Diretora ficou assim definida: Célio Batista (presidente), Maria José (1º secretário) e Marcos Cabeludo (2º secretário).

A vaga de vice não foi ocupada, já que o vereador José Garcia, detido e afastado de suas funções parlamentares por decisão judicial, não renunciou ao cargo. Na sessão, foi lida carta do vereador afastado Junior Donadon, renunciando ao cargo de presidente.

CONSENSO ENTRE VEREADORES

A eleição de Célio Batista para presidir o Legislativo, até o dia 31 de dezembro de 2016, foi consenso entre os parlamentares.

Os vereadores aptos a serem votados explicaram os motivos pelo qual não disputaram o cargo maior do Poder Legislativo.

Maria José da Farmácia (PSDB), que ficou como presidente em exercício por uma semana, era a favorita para continuar presidindo a Casa. Entretanto, optou por não disputar ao cargo. Segundo ele, a decisão envolveu motivos maiores e decidiu por ficar como 1º secretário. Ela enfatizou que Célio tem força e trabalho reconhecido e que fará o melhor pela Casa de Leis, embora num curto período de tempo – dois meses.

Já a vereadora Valdete Savaris (PPS) disse que por ser servidora pública municipal, ocupando o cargo de professora e ser ordenadora de despesa, preferiu por não disputar a presidência.

Por sua vez, o vereador Marcos Cabeludo (DEM) explicou que já ocupa a vaga de 2º secretário desde o início do mandato, sugeriu para Maria José continuar na presidência, mas, com a recusa,  preferiu deixar a vaga para Célio que não fazia parte da mesa.

Por fim, Célio Batista se sentiu emocionado e recebeu a eleição como surpresa. Reafirmou que a indicada ao cargo era Maria José da Farmácia, mas já que seu nome foi o escolhido, saberá conduzir os dois meses de mandato com sabedoria. “Não esperava a eleição, mas já que fui eleito pelos pares, vou trabalhar com dedicação. Ao meu ver esta legislatura foi a mais produtiva de todas que antecederam na Câmara de Vereadores”, encerrou.

A prefeita eleita Rosani Donadon (PMDB) e seu vice Darci Cerutt (DEM) participaram da sessão ordinária.

Fonte: (Assessoria)posse-e-eleicao

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

17ª Leilão “Direito de Viver” em prol do Hospital de Amor acontece nesse domingo

Acontece neste domingo, 02, o 17ª Leilão Direito de Viver, no Parque de Exposições de …