Home / Educação e Saúde / Conselho de Enfermagem visita Hospital Infantil Cosme e Damião e inicia apuração sobre denúncia

Conselho de Enfermagem visita Hospital Infantil Cosme e Damião e inicia apuração sobre denúncia

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren/RO), enfermeira Ana Paula Santos Cruz, acompanhada da coordenadora de fiscalização do órgão, Marisa de Miranda Rodrigues, realizou visita ao Hospital Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho, com o objetivo de levantar informações mais precisas à cerca de uma denúncia de mau comportamento profissional de uma técnica de enfermagem daquela unidade de saúde. Na ocasião, as representantes do Coren/RO foram recepcionadas pela diretora do Hospital Infantil, médica Antonieta Rodrigues Gama. Também participaram da reunião a gerente de enfermagem Gilvanete Pereira da Silva e assessorias.

A visita da equipe de fiscalização do Coren/RO ao Hospital Infantil Cosme e Damião também foi pontuada, dentre outros aspectos, por questões pertinentes à atuação da enfermeira e que são passíveis de abertura de processo administrativo de ofício. Este procedimento do Coren, de acordo com informações da presidente do órgão, Ana Paula Cruz, propiciará averiguação prévia para apuração dos fatos.

Por ocasião da reunião, a diretora Antonieta informou à equipe de fiscalização que a profissional envolvida na situação foi afastada de suas atividades de assistência de enfermagem para a questão possa ser tratada sem possibilidades de interferências. “O Conselho de Enfermagem não pode se antecipar às suspeitas, através dos fatos e, para tanto, precisa averiguar com cuidado e zelo essa situação. Nenhum juízo de valor deve ser antecipado. Para tanto, uma averiguação prévia é o começo mais recomendado para que possamos, se for o caso, abrir processo administrativo de ofício para apurar os fatos. Ainda não sabemos quem está certo ou errado. Vamos agir dentro da legalidade, obedecendo a legislação, com o cuidado de não cometermos imperícia, negligência ou imprudência”, argumenta a presidente do Coren/RO, Ana Paula Cruz.

O assunto também foi tratado em reunião plenária, na sede do Coren, tarde de sexta-feira última, ocasião em que os conselheiros do órgão avaliaram o ponto em questão primando por cautela e preservação dos nomes das pessoas envolvidas. Isso, na opinião da presidente do Conselho, com o intuito de evitar um possível ato de injustiça contra as partes que foram citadas e expostas através do vídeo divulgado.

 

O CASO

 

De acordo com as informações da presidente do Conselho de Enfermagem de Rondônia, Ana Paula Cruz, o acontecimento envolvendo a técnica de enfermagem do Hospital Infantil Cosme e Damião, cujo nome está sendo preservado em função do fato ainda não ter sido apurado oficialmente, ganhou conhecimento público através de divulgação de um vídeo pelas redes sociais eletrônicas há cerca de uma semana. Na situação, de acordo com o vídeo postado pela mãe de uma criança, a técnica do citado hospital infantil, age com ausência de zelo em procedimento de atendimento, aplicação de medicação.

 

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Secretário da gestão de Rosani anuncia autorização do curso de Medicina; vestibular deve ser em julho em Vilhena

O secretário municipal de saúde, Marco Aurélio Vasques, visitou a redação do Extra de Rondônia …