Home / Educação e Saúde / Complexo Hospitalar promove constantemente capacitação dos profissionais da saúde em Cacoal

Complexo Hospitalar promove constantemente capacitação dos profissionais da saúde em Cacoal

Com o objetivo de aperfeiçoar os profissionais da saúde, fazendo com que a capacitação reflita no atendimento aos pacientes, o Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, que engloba os Hospitais Regional e de Urgência e Emergência (HRC e Heuro), realiza durante todo o ano uma série de cursos e capacitações voltados aos seus profissionais.

Nos últimos dias, o médico pediatra Flávio Pieretti Ferrari e as enfermeiras Tainá Fildago e Ana Maria Vaz de Albuquerque participaram de um curso de Tratamento de Emergências Pediátricas, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. De volta a Cacoal, os três repassaram os conhecimentos adquiridos aos colegas profissionais de saúde, através de palestras realizadas na última semana no auditório do Hospital Regional de Cacoal.

Outro exemplo é a vinda da fisioterapeuta da Santa Casa de São Paulo, mestre em ciências da saúde pela USP, Marta Damasceno, uma das autoras das novas diretrizes da ventilação mecânica. A fisioterapeuta esteve em Cacoal ministrando o curso teórico e prático de Unidade de Terapia Intensiva, com foco na Ventilação Mecânica Beira Leito. O público alvo foram fisioterapeutas, enfermeiros, médicos e residentes.

Na medicina, a ventilação mecânica é o método de substituição da ventilação normal. A ventilação mecânica pode salvar vidas e é usada principalmente na ressuscitação cardiopulmonar e medicina de tratamento intensivo.

“Este curso é um grande diferencial, pois além da parte teórica ele é vivenciado à beira do leito, ou seja, na prática, dentro das UTIs do Hospital Regional. É um curso que está sendo aplicado dentro da nossa própria realidade”, destacou a fisioterapeuta do HRC, Leiri Bonet.

Na parte teórica, aproximadamente 50 profissionais participaram da capacitação que abordou a “Avaliação e cuidado dos pacientes em Unidade de Terapia Intensiva”. Já na parte prática, com atuação direta nas UTIs do HRC, 24 profissionais se dividiram em duas turmas. “Treinamento em serviço de UTI, Mobilização em paciente crítico e Atualização em Ventilação Mecânica”, foram alguns dos pontos abordados. O curso foi ministrado entre nos dias 19, 20 e 21 deste mês.

“Promover a capacitação dos nossos profissionais é de extrema importância, pois reflete no atendimento que é prestado aos pacientes que procuram o HRC, o Heuro (Hospital de Urgência e Emergência) e qualquer outra unidade de saúde. Precisamos manter nossos profissionais atualizados, para que os atendimentos sejam cada vez melhores”, pontuou a diretora do Complexo Hospitalar de Cacoal, Isabel de Lima.


Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Complexo Hospitalar
Secom – Governo de Rondônia.

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Temporal alaga cidade, causa estragos e interdita estradas no Cone Sul

O forte temporal caiu neste final de semana causou estragados nos sete municípios da região …