Home / Educação e Saúde / Com leucemia congênita, bebê precisa de doação de sangue em RO

Com leucemia congênita, bebê precisa de doação de sangue em RO

Doações podem ser realizadas na Fhemeron em nome da recém-nascida.
Aos 20 dias de vida, a pequena Alice já luta pela vida em Porto Velho.

Aos 20 dias de vida, a pequena Alice já luta pela vida. Diagnosticada com leucemia congênita, um caso raro, a recém-nascida precisa de doações de sangue, do tipo O positivo, para estabilizar a saúde e continuar o tratamento contra a doença. Doações de sangue podem ser realizadas em nome da mãe na Fundação de Hematologia de Rondônia (Fhemeron) dePorto Velho.

Quem puder doar só precisa ir até a Fhemeron, de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h e nos sábados das 8h às 12h, na avenida Jorge Texeira, 3766, ao lado do Hospital de Base (HB). A doação deve ser feita em nome da bebê recém-nascida de Lílian Pascoal Lima, do berçário 13, da Unidade de Tratamento Intensiso do HB.

Diagnóstico
Segundo o pai, Renato Pereira, na última semana a neném, que nasceu no dia 13 de setembro, teve febre baixa e foi levada ao pediatra que pediu um hemograma. No momento da coleta, as enfermeiras tiveram muita dificuldade em coletar o sangue, porque ele não coagulava.

Após diversas tentativas, um dos biomédicos que realizaram o procedimento pediu para que os pais procurassem um oncologista ou hematologista para verificar a condição da bebê.

Alice foi levada à Maternidade Regina Passis e em seguida ao HB, onde foi diagnosticada com leucemia congênita, quando a criança já nasce com a doença, um caso grave e raro. No primeiro exame de sangue ela apresentou 600 mil leucócitos, quando o normal é 5 a 6 mil.

Agora ela precisa de transfusões periódicas, com a finalidade de ‘trocar’ o sangue, que é para diminuir os leucócitos e aumentar as plaquetas. A pequena é O positivo e já recebeu quatro transfusões. Os pais pedem doações de sangue com urgência, pois Alice recebeu a última bolsa com este tipo sanguíneo do estoque da Fhemeron.

Com as transfusões realizadas, a situação dela está se estabilizando, os médicos também já começaram o tratamento da leucemia com corticóide. Eles não podiam começar antes por causa do número de leucócitos, que estava muito alto.

Regras para doar sangue
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, estar com documento com foto e bem alimentado. O doador deve ter 50 quilos ou mais e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem estar em uso de medicamentos. Além disso, é recomendado que o doador tenha dormido pelo menos 6h na noite anterior e evitar alimentos gordurosos 3h antes da doação.

Fonte: (Larissa ZuimDo G1 RO)

(Foto: Renato Pereira/Arquivo Pessoal)

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Assessor do governo de RO é preso suspeito de ser articulador de esquema criminoso na Sedam

O assessor do atual governo de Rondônia, Flávio Tiellet, foi preso no início da tarde …