Home / Educação e Saúde / CEREJEIRAS: 3º EDIÇÃO PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PAZ INVESTE NA CONSCIENTIZAÇÃO

CEREJEIRAS: 3º EDIÇÃO PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PAZ INVESTE NA CONSCIENTIZAÇÃO

Toda a programação contou com a coordenação e apoio do Juiz Diretor da Comarca de Cerejeiras, Bruno Magalhães Ribeiro dos Santos…

A terceira edição da Campanha Paz em Casa contou com ações diversificadas na Comarca de Cerejeiras com o intuito de disseminar a cultura da paz nas relações familiares.

Toda a programação contou com a coordenação e apoio do Juiz Diretor da Comarca de Cerejeiras, Bruno Magalhães Ribeiro dos Santos. Segundo ele “a violência doméstica é uma chaga social no seio da família, local que, nos termos da Constituição Federal de 1988, deveria ser exatamente o sereno local privilegiado de desenvolvimento da pessoa humana. A nefasta prática deve ser veementemente combatida, inclusive, através de políticas públicas eficientes, em primeiro lugar, e de mecanismos jurídicos alternativos, propostos pela lei em vigor”.

Palestra

No dia 04 de dezembro as partes que compõem os processos relativos às medidas protetivas, ou seja, os agressores e vítimas, foram convidadas a participar de uma Palestra sobre o tema, abordando os diversos aspectos da violência doméstica sob o enfoque psicossocial.

A atividade foi desenvolvida pelo Núcleo Psicossocial e Administração do Fórum em parceria com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, com a palestra ministrada pela psicóloga Marília Fabiano de Sousa.

Este momento proporcionou um importante espaço de diálogo para esclarecer e combater o ciclo da violência intrafamiliar, suscitando caminhos para reparações psicológicas e sociais dos envolvidos.

Cinema nas Escolas

Outra atividade relevante desenvolvida foi a exibição de um filme com a temática da violência para os alunos da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos da rede pública de educação dos municípios que compõem a Comarca (Cerejeiras e Corumbiara).

O evento mobilizou os alunos e teve uma avaliação positiva entre o público de estudantes e corpo docente das escolas CEEJA “Carlos Drumond de Andrade” em Cerejeiras e Escola Estadual “Osvaldo Piana” em Corumbiara.

Após a sessão cinema foram realizados debates com a participação de psicólogos, assistentes sociais do NUPS e dos CRAS dos municípios, oportunidade em que foram trabalhados os aspectos causadores da violência, questão de gênero, mudanças de paradigmas nas relações familiares, prevenção e rompimento do ciclo de silêncio e violência. Fonte:

Assessoria de Comunicação Institucional

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Governo de RO decreta luto oficial de 3 dias pela morte de Moreira Mendes

O governador Daniel Pereira decretou luto oficial de 3 dias pela morte do ex-senador Moreira …