Home / Notícias de Rondônia / CER de Vilhena realizou atividades de conscientização do Autismo

CER de Vilhena realizou atividades de conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela ONU, em 2007. Ele acontece em 2 de abril, e promove ações para chamar a atenção sobre o problema. O autismo é uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação das pessoas, alterando também a forma como ela se comporta e estabelece relacionamentos. Durante a semana de conscientização o Centro Especializado de Reabilitação em Vilhena (CER) realizou atividades com os pacientes e familiares.

Segundo o responsável técnico pelo CER, Marcos de Moraes Rosas, o município presta serviços gratuitos à população no atendimento a pacientes com autismo. Serviços de diagnóstico, intervenção precoce e reabilitação intelectual. O CER conta com profissionais capacitados nas áreas de Neurologia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional para dar assistência aos pacientes portadores de Autismo.

“Os profissionais do CER orientam que os pais devem observar com cuidado crianças com uma conduta distante, retraída e tem comportamento diferente. Algumas conseguem estudar, enquanto outras tem um autismo mais severo”, alerta o responsável pelo Centro de Reabilitação.

Os problemas causados pelo autismo podem variar. Existem crianças autistas que possuem inteligência e fala intactas, já outras convivem com sérios problemas de desenvolvimento na sua linguagem. Segundo especialistas, o problema atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

A pessoa com autismo tem dificuldade de comunicação, de se entrosar, de brincar, e não mantém o contato visual com os demais. Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam o processo de entrada na linguagem.

 

Semcom

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

MP-RO solicita que Governo e Sejus façam a demolição de antigo presídio em Ariquemes

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) acionou o Tribunal de Justiça (TJ-RO) contra o governo …