Home / Educação e Saúde / Casos de conjuntivite são diagnosticados em Colorado do Oeste nos últimos dias

Casos de conjuntivite são diagnosticados em Colorado do Oeste nos últimos dias

Diversos casos de conjuntivite têm preocupados moradores de Colorado do Oeste. O surto foi diagnosticado, primeiramente em Vilhena, e nesses últimos dias dezenas de pessoas tem manifestado os sintomas.

Segundo uma enfermeira, existem dois tipos de conjuntivite: a viral e a bacteriana. Nos dois casos os sintomas são bem parecidos. O paciente fica com olhos vermelhos, pálpebras inchadas, coceira, secreção e lacrimejamento, além de intolerância à luz e visão embaçada. Os dois tipos são transmitidos por contato, quando a pessoa infectada coça o olho e encosta em algum objeto de uso compartilhado.

Sintomas da conjuntivite

Os principais sintomas da conjuntivite são: olhos vermelhos; coceira; pálpebras inchadas; secreção; visão borrada; ao acordar, o paciente tem dificuldade em abrir os olhos; sentir dor nos olhos ao olhar para lugares com claridade; sensação de areia nos olhos.

Tratamento e cuidados

Para não se contaminar novamente ou contaminar outras pessoas, o paciente deve tomar algumas precauções em relação a higiene pessoal durante o tratamento da conjuntivite. Para isso, é fundamental lavar as mãos com frequência, com o uso do álcool em gel e sabão neutro, usar lenços descartáveis, toalhas e roupas de camas individuais. Outras dicas de prevenção à conjuntivite são: evitar banhos em águas sujas e lugares com aglomeração de pessoas, locais como esses podem ser agentes de contaminação da conjuntivite. O uso de cremes faciais, lente de contato e maquiagem deve ser suspendido.

Para aliviar os sintomas da conjuntivite, o oftalmologista recomenda o uso de compressas com água filtrada gelada, sempre usando gases, algodão ou lenços descartáveis, para não se recontaminar. Os médicos alertam sobre o perigo das receitas caseiras contra conjuntivite e adverte que o leite materno, a água boricada e o soro possuem substâncias que podem irritar ainda mais o olho e piorar a situação do paciente. O uso de medicamentos como lubrificantes, anti-inflamatório, antibióticos e outros remédios devem ser usados somente sob prescrição médica, após o diagnóstico correto da doença.

 

Por Conesul Acontece

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias pela 1ª vez desde 22 de junho

A Petrobras vai reduzir o preços da gasolina nas refinarias em 0,98%, para R$ 2,0326 …