Home / Brasil / Bombeiros de Rondônia participam de Campeonato Mundial de Salvamento Veicular

Bombeiros de Rondônia participam de Campeonato Mundial de Salvamento Veicular

Uma equipe do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia, formada por oito bombeiros militares, participará do Campeonato Mundial de Salvamento Veicular (World Rescue Challenge), que acontecerá a partir desta quarta-feira (19) até o próximo domingo (23), no Parque Barigui na cidade de Curitiba (PR).

Segundo o subcomandante do 1° Grupamento de Bombeiros de Rondônia, capitão Wandrio Bandeira dos Anjos, esta é a primeira vez que os bombeiros de Rondônia participam da competição, e têm grandes chances de ficar entre as primeiras colocações, tendo em vista que na seletiva nacional, que ocorreu no mês de julho, em São Paulo, ficou entre as cinco melhores do País. Na ocasião, o capitão Wandrio Bandeira foi escolhido o segundo melhor comandante entre as equipes participantes da seletiva.

O Campeonato Mundial de Salvamento Veicular é promovido pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres), e reúne 38 equipes nacionais e internacionais, além de especialistas, estudantes e público que comparecem para prestigiar o evento.

O World Rescue Challenge é realizado anualmente envolvendo profissionais que trabalham em resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar interessados em aperfeiçoar suas técnicas e participar do intercâmbio com equipes de vários países. O WRC é considerado o maior evento internacional realizado em ambiente simulado.

O subcomandante do 1° Grupamento de Rondônia explicou que a competição tem como objetivo aperfeiçoar as técnicas de salvamento e resgate em acidente veicular, além de despertar para ações que conscientizem para a redução de acidentes de trânsito. “O acidente veicular geralmente gera situações de trauma nas vítimas, por mais que o resgate seja eficiente, por isso a importância da conscientização para evita-los”, destacou.

Entre os critérios do campeonato está a avaliação do comandante, que precisa ter uma visão global para identificar e tomar medidas rápidas e precisas

Entre os critérios do campeonato está a avaliação do comandante, que precisa ter uma visão global para identificar e tomar medidas rápidas e precisas

A Organização Mundial de Resgate (WRO) foi criada em 1999 e incorpora organizações nacionais de resgate, que tem por objetivo a valorização e manutenção dos procedimentos de emergência e técnicas para lidar com acidentes de trânsito. O Brasil passou a ser membro em 2013, e este ano é o País-sede da competição, e receberá representantes da Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Espanha, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Alemanha, Irlanda, Gana, Hungria, Portugal e Romênia.

CRITÉRIOS

Existem três critérios de avaliação durante o Campeonato Mundial de Salvamento Veicular, um deles é a avaliação do comandante, que precisa ter uma visão global para identificar e tomar medidas rápidas para minimizar os riscos, visando à atuação da equipe técnica que realiza o corte e o desencarceramento criando espaço interno para que o trabalho seja realizado com eficiência e segurança para os profissionais, bem como, para as vítimas.

Equipe do Corpo de Bombeiros de Rondônia:

Comandante   – Cap BM Wândrio
Técnico 1         – 2º Sgt BM Palma
Técnico 2         – 3º Sgt BM Toledo
Logística          – 3º Sgt BM Eder
Médica             – 3º Sgt BM Sandra
socorrista        – 3º Sgt BM Ivanilson
Reserva 1        – 2º Sgt BM Servanildo
Reserva 2        – 2º Sgt BM Levi


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Divulgação Corpo de Bombeiros
Secom – Governo de Rondônia

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

17ª Leilão “Direito de Viver” em prol do Hospital de Amor acontece nesse domingo

Acontece neste domingo, 02, o 17ª Leilão Direito de Viver, no Parque de Exposições de …