Home / Notícias de Rondônia / Aluno de Rondônia conquista primeiro lugar em concurso internacional de redação e representará o Brasil na Suécia
Leonardo conquistou o primeiro lugar na fase nacional do concurso de cartas

Aluno de Rondônia conquista primeiro lugar em concurso internacional de redação e representará o Brasil na Suécia

As conquistas na vida de Leonardo Silva Brito, de 15 anos, parece ter ganhado um efeito dominó. Neste ano, o jovem, que é aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, em Presidente Médici, ganhou a grande responsabilidade de representar o Brasil na Suécia após ficar em 1º lugar na fase nacional do 44º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal (UPU).

Em 2014, o garoto foi selecionado para participar do Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt, que o levou, junto com outros sete estudantes, a um intercâmbio cultural nos Estados Unidos.

Não é a primeira vez que Leonardo participa do concurso de cartas da UPU. Desde 2011, quando estava no 7º ano do ensino fundamental, o garoto inscreve redações. Na época, ele ficou em 3º lugar na fase regional, e, através dos anos, foi conquistando posições mais altas. Em 2014, Léo foi campeão na fase regional e ficou em 7º no nacional.

Neste ano, o garoto conquistou o primeiro lugar nas duas fases e representará o Brasil na etpa internacional. “Estou muito feliz e impressionado com a minha conquista. A gente nunca espera que isso possa acontecer e, quando acontece, é um choque”, comenta, entre risos, o jovem.

 

“Eu acredito que somos nós que construímos o mundo” – Leonardo Silva Brito, 15 anos

 

O tema do concurso deste ano era ‘Escreva uma carta para descrever o mundo onde gostaria de crescer’. Leonardo conta que se inspirou nas lembranças e experiências que teve durante sua viagem aos Estados Unidos no ano passado pelo Projeto Rondon-Roosevelt, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Rondônia. “Lembrei quando estava no Lincoln Memorial, em Washington, e o guia contou para nós que ali foi o palco de um dos maiores e inesquecíveis discursos do mundo: o de Martin Luther King, falando sobre a união das pessoas, independente da cor”, recorda.

A partir disto, o jovem explica que começou a elaborar a sua redação com base no sentimento de voluntariado das pessoas e a sustentabilidade para a preservação do planeta. “Quis juntar no texto elementos que são fundamentais para o mundo ser bom e habitável com meus ideais, porque eu acredito que somos nós que construímos o mundo”, ressalta.

A fase internacional reunirá todas as redações que conquistaram o primeiro lugar na fase nacional de cada país e acontecerá na cidade de Berna, na Suécia. Sobre a responsabilidade de representar o país, Leonardo diz estar muito orgulhoso por isso. “Fico feliz e ao mesmo tempo ansioso. Quero fazer o meu melhor e tentar trazer a vitória para o meu país”, espera o garoto.

O aluno, pais e o diretor da escola Carlos Drummond de Andrade, Celso Belchior, participarão da solenidade de comemoração ao Dia Mundial dos Correios, na Administração Central dos Correios, em Brasília, em outubro deste ano, quando Leonardo receberá o prêmio pela conquista na fase nacional.


Fonte
Texto: Halex Frederic
Fotos: Escola Carlos Drummond de Andrade/Arquivo pessoal
Decom – Governo de Rondônia

 

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Chateado com visitantes, prefeito de Pimenteiras anuncia lei que proíbe entrada no rio Guaporé sem guia turístico

O prefeito de Pimenteiras do Oeste, Olvindo Luiz Dondé (PDT), decidiu radicalizar devido à falta …