Home / Educação e Saúde / A convite do deputado Luizinho e do SINTERO, Secretária explica como se dará reordenamento da educação‏

A convite do deputado Luizinho e do SINTERO, Secretária explica como se dará reordenamento da educação‏

Como havia se comprometido com o Sindicato dos Trabalhadores (SINTERO) e os professores da rede pública estadual, o deputado Luizinho Goebel (PV) se reuniu na segunda-feira (30) com professores, gestores e a Secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli em Vilhena para discutir o reordenamento da educação. O encontro ocorreu pela manhã na sede da representação da SEDUC na Avenida Capitão Castro com Marques Henrique. Fátima veio a Vilhena atendendo um convite do deputado Luizinho e do SINTERO.

Gavioli explicou como se dará o processo de pactuação entre os municípios e o Governo do Estado. No processo de cedência todos os direitos dos professores cedidos serão mantidos, como o próprio deputado e o SINTERO haviam requeridos junto ao governo. Em Vilhena duas escolas estaduais passarão para a administração municipal – Marizeti Mendes e Ronaldo Aragão, segundo informou o SINTERO. Nessas escolas serão ministradas aulas para alunos das séries iniciais que com o reordenamento passarão a ser de responsabilidade do município. Ao Estado caberá o Ensino Médio.

Os professores pedagogos que optarem pelo reordenamento terão a opção de permanecerem em suas escolas. A cedência será de dois anos, podendo ser renovada por igual período. O Governo deverá bancar graduação aos pedagogos em cursos de História, Filosofia e outros. Os que optarem em se manter no Estado atuarão em áreas de orientação, supervisão, dentre outras. O reordenamento tem como objetivo facilitar o entendimento entre os municípios e Estado quanto à responsabilidade dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio, posto que se trata de uma exigência da Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB).

Para o deputado Luizinho o importante é que todos os direitos dos professores estão assegurados sem prejuízos financeiros nem de carreira e que o processo de reordenamento seja feito de forma transparente e democrática.

About Rondônia Atualidades

Agência Rondônia Atualidades LTDA-ME

Check Also

Criança de dois anos morre após ser arremessada do carro durante acidente em Chupinguaia, RO

Um menino de dois anos morreu em um acidente de trânsito, na zona rural de …